Enciclopédia

Royal Commission on the Press - organização britânica -

Royal Commission on the Press (RCP) , qualquer um dos três grupos nomeados pelo governo do Reino Unido no século 20 (1947–49; 1961–62; 1974–77) para investigar as questões de padrões de imprensa e concentração de propriedade e fazer recomendações para melhorias nessas áreas. Seus conselhos se concentraram em reformas autorreguladas e medidas antimonopólios e foram considerados como tendo principalmente reforçado o status quo. Esse conservadorismo resultou em grande parte da forte influência da tradição liberal, com sua ênfase na proteção da imprensa da interferência do Estado. Além disso, sucessivos governos britânicos falharam em promulgar as recomendações mais reformistas.

O primeiro RCP foi convocado, após alguns pedidos do Sindicato Nacional dos Jornalistas, para examinar o efeito da propriedade concentrada da mídia na liberdade de expressão jornalística. O relatório da comissão de 1949 afirmou que “a livre empresa é um pré-requisito para uma imprensa livre”. Concluiu que, apesar de alguns problemas com monopólios locais e propriedade de cadeias, “o grau de concentração ... não é tão grande a ponto de prejudicar a liberdade de expressão de opinião ou a apresentação precisa de notícias”. No entanto, recomendou que aquisições e fusões sejam monitoradas.

Em 1962, ficou claro que o otimismo do relatório em relação à eficácia da autorregulação havia sido deslocado. A segunda comissão, que se concentrou nos “fatores econômicos e financeiros que afetam a produção e venda de jornais, revistas e outros periódicos no Reino Unido”, concluiu que, dada a economia de produção e vendas, maior contração de títulos e concentração eram quase inevitáveis. No entanto, rejeitou a assistência financeira do governo aos jornais e, em vez disso, recomendou que o governo aprovasse propostas de aquisição de impressoras por grandes grupos. Também afirmou que as participações da imprensa em empresas de radiodifusão eram "contrárias ao interesse público".

A terceira comissão, em suas conclusões de 1977, relatou declínio adicional na diversidade dos jornais, especialmente devido aos altos custos de entrada e economias de consolidação. Afastando-se das recomendações dos relatórios anteriores, referiu-se também à necessidade de proteger editores e jornalistas dos proprietários e enfatizou a importância de preservar a liberdade de escolha do público. No entanto, descartou qualquer forma de assistência governamental. Em vez disso, recomendou o encaminhamento de mais casos à Comissão de Monopólios e Fusões, o endurecimento dos testes de aprovação (que foram ignorados) e a limitação da participação da imprensa na radiodifusão. Essa recomendação foi promulgada no Broadcasting Act de 1981, mas foi relaxada na década de 1990.

Com relação ao desempenho da imprensa, os RCPs sempre defenderam o princípio da autorregulação. A primeira comissão recomendou o estabelecimento de um conselho geral para lidar com questões de padrões e treinamento e para promover a pesquisa da imprensa. O Conselho Geral de Imprensa foi formado apenas em 1953 e era composto exclusivamente por editores de jornais e financiado pelos proprietários dos jornais. A segunda comissão criticou duramente o conselho e recomendou a inclusão de membros de fora da indústria jornalística. O órgão regulador então se transformou em Conselho de Imprensa, que consistia de um quinto dos membros leigos. A terceira comissão continuou a criticar o trabalho desse órgão, especialmente no tratamento das denúncias feitas contra jornais. Recomendou "mudanças de longo alcance" em sua composição, financiamento e operação,mas o conselho falhou em reformar e nunca atingiu seus objetivos. Em meio a novas ameaças de regulamentação estatutária, especialmente por causa da invasão de privacidade dos tabloides, o conselho foi substituído em 1991 pela Comissão de Reclamações da Imprensa (PCC). O PCC, dentro de suas atribuições mais restritas, era geralmente considerado um autorregulador um tanto mais eficaz do que seu predecessor.

Os RCPs e suas recomendações resultaram em poucas mudanças. Apesar de investigações posteriores examinando a imprensa e projetos de lei privados exigindo legislação, a imprensa no Reino Unido ainda é, ao contrário da radiodifusão, amplamente autorregulada. Além disso, os RCPs tiveram pouco impacto na promoção da profissionalização e de uma cultura de serviço público.

A confiança do público na imprensa britânica permaneceu baixa durante a era PCC, mas atingiu o ponto mais baixo com um escândalo de hackeamento de telefones em 2011 que envolveu o jornal mais vendido do país, o News of the World . Descobriu-se que os editores do jornal, que pertencia à News Corporation Ltd. de Rupert Murdoch, haviam interceptado mensagens de voz de milhares de figuras públicas e outros fabricantes de notícias para obter informações privadas. O escândalo resultante levou a um inquérito público conduzido por Lord Justice Brian Leveson e à subsequente criação de um novo grupo de fiscalização do governo que daria poderes estatutários aos reguladores da imprensa. Os editores de jornais objetaram, alegando que a supervisão política da regulamentação da mídia era fundamentalmente incompatível com uma imprensa livre.